17 agosto 2007

Preparem-se para a Guerra de robôs! (Agora no Mundo Real)

E parece que a criatividade na guerrilha urbana acabou: o exército americano está apelando para robôs teleguiados e armados para a boa e velha "vigilância" no Iraque. Certo, isso parece coisa do Cocadaboa, mas até aqui não posso negar que as fontes são confiáveis. De acordo com matéria da Wired, a meca da cibercultura, e endossada por um vídeo (logo abaixo) do Discovery Channel, estão sendo utilizados três robôs teleguiados em campo de batalha.

O bichinho, com o nome singelo de S.W.O.R.D.S., é equipado com cinco câmeras, fuzis automáticos, anda como um tanque e lembra até o simpático robozinho de filmes do anos 80, o Johnny 5 (tirando a simpatia). Não podemos esquecer que os acessórios podem variar: uma bazuca ou um lançador de granadas no lugar do fuzil. Ele serve ainda para desarmar minas terrestres (função original) e anda até debaixo d'água - um primor de utilitário.

Agora, o que me perturba profundamente, é a falta de cultura desse povo da engenharia robótica e afins. Será que eles nunca assistiram Robocop? será que eles nunca ouviram falar Exterminador do Futuro? Blade Runner? Eu Robô? Matrix?!? É claro que isso vai dar merda, óbvio como dois e dois são quatro. A matéria da Wired conta:
"As máquinas tiveram uma tendência girar fora do controle de tempos em tempos. Aquilo era uma perturbação durante missões de manipulação; ninguém queria contemplar as conseqüências durante uma troca de fogo."
Agora, em compensação, os viciados em Counter-Strike vão dizer para suas mães: "viu, eu não disse que não era tempo perdido?" Alías, esse post devia levar a tag empregos.


Gracias: Governabilidade

Nenhum comentário: